top of page

7 dicas de como regar suculentas nos seus terrários abertos.


Todo mundo diz que as suculentas são ótimas e fáceis de cuidar.

Mas levanta a mão quem nunca matou suas plantinhas por falta ou excesso de água?!

Um mito muito comum e já foi também meu erro é acreditar que suculentas não gostam de água. Elas gostam de água e até se adaptaram para armazena-la. O que elas não gostam é de excesso de umidade então o que deve ser evitado é rega em excesso!

Muitos alunos e clientes me perguntam como regar as suculentas nos terrários por isso preparei estas dicas com dúvidas frequentes além de 7 dicas que tem funcionado no meu dia a dia.

Tempo entre regas

Geralmente o tempo de rega varia entre 4 a 14 dias dependo:

1-Da época do ano

2-Das condições do local onde você está colocando seu terrário

3-Do tipo de suculenta

Avalie o tempo que seu solo leva para secar completamente.

Quantidade de água

A quantidade de água deve ser suficiente para deixar úmido todo o solo ao redor da raiz da planta. Se você notar água acumulando na camada de drenagem você está molhando demasiadamente.

Eu pessoalmente gosto de utilizar uma bisnaga plástica ou seringa para controlar a quantidade ideal de água e direciona-la no local adequado junto às raízes.

7 dicas preciosas para vocês molharem as suculentas dos seus terrários:

Dica 1: Deixe o solo secar completamente entre os dias de rega;

Dica 2: Se estiver na dúvida se o solo está seco coloque um palito no solo se sair úmido ou sujo espere mais um pouco, não está na hora de regar;

Dica 3: Observe se a camada do substrato está com aspecto úmido se estiver espere mais um pouco;

Dica 4: Sempre molhe o solo nunca as folhas pois o acumulo de água nas folha pode levar ao apodrecimento das folhas e das raízes;

Dica 5: Suculentas de folhas mais gordinhas podem ter a rega menos frequente pois retém mais água. Suculentas de folhas mais magrinhas vão precisar de mais água;

Dica 6: Evite deixar sob o vento direto do ar condicionado isso faz com que o ar fique muito seco, o que é prejudicial para as plantas;

Dica 7: Use ferramentas de rega adequadas para atingir as plantinhas no ponto certo da raiz independente do tipo de acesso que você tenha dentro do vidro.

Observe o desenvolvimento das suas plantinhas e regue de acordo. Na dúvida lembre-se melhor molhar menos do que de mais pois é mais fácil salvar uma planta que precisa de água do que uma que tenha apodrecido por água em demasiado.

Espero que essas dicas lhe ajudem a não afogar mais suas suculentas.

Bom cultivo!

Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page